Quantcast
Channel: Blog de Cinema » Chicago Sun-Times
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

DE PASSAGEM – Roger Ebert, aos 70

$
0
0

Ele era um dos grandes críticos de cinema. Ativo, não foi apenas um analista de filmes, mas o jornalista que levou muita gente a descobrir filmes, diretores e atores, além de ter levado o próprio cinema para o público de Champaign, a cidade de Illinois onde fincou raízes, com o EbertFest, o Festival de Cinema Roger Abert. Incansável, desde 1994 passou a editar as suas análises em livros, como o Great Movies, dedicado às mais importantes criações do cinema, e o Anuário com as críticas ampliadas dos filmes lançados em cada temporada, as quais servem, até hoje, de guia para milhares de cinéfilos e amantes do cinema, daí o fato de ser o único crítico agraciado com o Prêmio Pulitzer, a maior honraria do jornalismo dos EUA. Ebert não mais está entre nós, após perder a batalha de 11 anos contra um câncer na tireoide e glândulas salivares, o qual já lhe tinha tirado a capacidade de falar e se alimentar desde 2006, além de ter desfigurado a sua face

Roger Ebert e 2 de seus principais livros

Roger Ebert e 2 de seus principais livros

Minha intenção é continuar a escrever comentários selecionados, mas o restante do trabalho estou deixando para uma talentosa equipe de escritores… além do mais, eu vou poder finalmente fazer o que sempre fantasiei em fazer: apenas rever os filmes. Eu quero revê-los…, disse Roger no dia em que, no Festival que ele criou em Champaign, que a doença voltara anos depois da cirurgia feita em 2006. Eu posso escrever sobre o que é como lidar com os desafios de saúde e as limitações que são impostas, informando sobre a preparação de uma biografia. Então, em dias ruins eu vou escrever sobre a vulnerabilidade que acompanha a doença; nos bons dias vou apreciar com euforia o filme tão bom que me transporte para além da doença, complementou. Desde 2006 ele falava através de um sintetizador de voz, ao qual ele deu o nome de Alex.

Veja o vídeo no qual a mulher de Roger,  Charlie “Chez” Chammel-Smith, anuncia o retorno do câncer em um depoimento emocionante.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Ebert começou a escrever sobre cinema no final dos anos 60 e em 1966 foi contratado pelo Chicago Sun Times para escrever críticas nas edições dominicais, mas em seguida se tornou o principal crítico do jornal. Em 1975 ganhou o Prêmio Pulitzer de Crítica e naquele mesmo ano chegou à televisão ao lado do amigo Gene Siskel e, após a morte deste, com Richard Roeper, sendo que vários deles foram indicados para o Prêmio Emmy. Casou-se com Charlie “Chez” Chammel-Smith, então divorciada, em um relacionamento que só findou com a morte dele.

Roger Ebert e Charlie “Chez” Chammel-Smith em foto de 2009 Foto:Mario Anzioni/Reuters

Roger Ebert e Charlie “Chez” Chammel-Smith em foto de 2009 Foto:Mario Anzioni/Reuters

As análises fílmicas de Ebert foram republicadas em mais de 200 jornais entre os EUA e o exterior, escreveu mais de 15 livros (incluindo o Guia anual); em 1995 uma honraria lhe foi dada em parceria com o amigo Siskel ao ter os seus nomes em um trecho chamado Siskel & Ebert Way, na Rua Erie, em Chicago; em 2005, teve o seu nome gravado na Calçada da Fama, o único crítico a, novamente, receber tal honraria; a Forbes, em 2007, o apresentador de imprensa mais poderoso da América, além de ter recebido diplomas honorários da Universidade do Colorado, do Conservatório da AFI e do Instituto de Arte de Chicago. Em 2010, recebeu homenagem na 25ª edição de entrega do Prêmio Spirit, quando foi aplaudido de pé pela plateia, atores como Helen Mirren, Jeff Bridges e, de Matt Dillon, o reconhecimento de defensor incansável do cinema independente.

Para saber mais sobre Roger Ebert > clique aqui < Biografia em inglês.

Robert Ebert tinha 70 anos. Suportou com galhardia uma doença devastadora e dolorosa, a qual, certamente, não foi maior do que a sua postura honrada diante do direito à vida e admiração, credibilidade e reputação angariada através do tempo como o mais influente crítico de cinema dos EUA. Um homem. Um daqueles grandes.

Conheça o pensamento de Roger Ebert sobre o cinema na entrevista concedida ao jornalista Allan Gregg. Sem tradução.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

O post DE PASSAGEM – Roger Ebert, aos 70 apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images